-
Arquitetos: Paradox
- Área: 255 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tomasz Zakrzewski
-
Fabricantes: Aluprof S.A., Jadar, MEVACO GmbH, PREFA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar um edifício em um pequeno terreno de esquina nas proximidades do conjunto habitacional existente foi um verdadeiro desafio para nós. No contexto de negócios, as suas grandes vantagens são a boa exposição ao entorno e a proximidade de um resort muito popular, localizado no Lago Papacany em Tychy.
Concordamos que o contexto ambiental e a boa exposição são as duas questões mais importantes que devemos combinar habilmente para fazer o melhor uso possível do terreno. Olhamos para as casas unifamiliares circundantes com várias formas e telhados, bem como fachadas diferentes. Criamos um conceito onde todas as funções de vendas, produção e escritório estão localizadas em dois sólidos que se referem aos edifícios do entorno. Uma solução adicional que distinguiu bastante este projeto é uma base sólida simples com acabamento em malha preta, sobre a qual colocamos duas "casas". A separação das partes do edifício é refletida na divisão em funções individuais. Em contraste com a forma incomum e variada do todo e sua aparente complexidade, focamos em materiais de acabamento uniformes, mas de alta qualidade. Atuamos de forma consistente e cobrimos cada sólido em sua totalidade, cuidando para minimizar o detalhe e ocultando todos os elementos secundários, e até algumas janelas. Os materiais e texturas das fachadas e coberturas, e todas as cores, remetem ao espaço existente, bem como às cores da marca.
Abrimos o edifício em uma esquina, na direção em que os visitantes terão a melhor vista para o novo empreendimento. Cortamos uma fachada metálica preta uniforme e característica no canto, criando uma abertura panorâmica e uma marca clara para entrar nas instalações. Os demais ambientes estão firmemente cobertos por uma malha, por trás da qual apenas os contornos dos elementos e dispositivos que os acompanham são ligeiramente visíveis, concentrando toda a atenção do cliente em um só lugar - a zona de entrada.
Ao projetar o entorno do canteiro de obras, quisemos deixá-lo aberto, mas também um espaço livremente organizado que muda dinamicamente com o ritmo de funcionamento do café ao longo do dia e do ano inteiro. Queríamos a composição de recortes redondos no piso para diversificar o espaço sem criar barreiras devido ao seu tamanho reduzido.
O projeto Lodowato é uma resposta à combinação intransigente de muitas questões projetuais aparentemente impossíveis de combinar: a ideia, os requisitos do investidor, a funcionalidade e a composição com o espaço.